4 formas de manter Networking em distanciamento social

Pronto(a) para uma boa notícia no meio de todo este cenário de pandemia? Se é um(a) profissional que está habituado a alargar a sua rede profissional pessoalmente, nos tipos de eventos e reuniões agora suspensos, digo-lhe que pode manter as suas conexões – e cultivar novos contactos – a uma distância segura.



Fazer networking remotamente não é difícil; o que pode suceder para quem trabalha a partir de casa, especialmente se o faz pela primeira vez, é esquecer-se de o fazer, o que é compreensível considerando a torrente de pressões e distracções que agora enfrentamos.

Porém, o fortalecimento e a busca de novos laços profissionais podem render dividendos logo que a pandemia “passe à História”. Enquanto isso não sucede, aqui estão quatro maneiras de manter a sua rede:

1. Contacte clientes dos quais não tem notícias há algum tempo


Reserve alguns minutos do seu dia para entrar em contacto com clientes com os quais não manteve contacto recente. Pergunte como estão e informe-os de que se mantém activo(a) e, se puder, gostaria de ajudar. Não encare este contacto como uma chamada comercial, mas como uma demonstração de verdadeira preocupação e boa vontade. Estes clientes lembrar-se-ão mais tarde.

Do mesmo modo, pode, igualmente, fazer uma breve pausa diária do trabalho para enviar uma mensagem a ex-Colegas e outros contactos para lhes perguntar como estão. Se conhecer os seus gostos pessoais, envie uma sugestão de leitura, por exemplo. É um gesto amigável que o(a) mantém em contacto.

2. Actualize o seu LinkedIn


Suponhamos que, como sucede com a maioria de nós, não se dedicou a actualizar a sua página no LinkedIn desde a última vez que procurou um novo desafio profissional. Agora é um bom momento para garantir que o seu perfil está actualizado, pedir recomendações aos contactos, participar em grupos do seu interesse ou comentar posts de outras pessoas.

O objectivo é estar visível. Porquê? Hoje em dia, recrutadores de todo o tipo – incluindo aqueles que procuram possíveis novos membros do conselho ou futuros oradores para conferências – despendem ainda mais tempo da sua pesquisa nas redes sociais. É inteligente garantir que eles o(a) possam localizar e identificar.

3. Aborde novos contactos


Com este isolamento, acabou por ter algum tempo a mais, aquele que, por exemplo, lhe ocupava a jornada diária até ao escritório. Ora, um uso construtivo para esse tempo pode ser: pensar criativamente nos novos contactos que poderá adicionar à sua rede actual. Mas uma nota muito importante, certifique-se que são os correctos. Um dos erros que mais profissionais cometem nesta área é o de contactar o que é confortável para si, validar as suas próprias visões e, portanto, confirmar o que já sabem.

Pense na sua rede de contactos como aquela que inclui pessoas das variadas áreas do conhecimento, dentro e fora de seu campo de actuação. Só assim conseguirá o contributo e feedback de pessoas que o(a) questionam sob perspectivas para as quais nunca se desafiaria. Caso contrário, corre o risco de ficar preso(a) numa rede de pensamento em que todos vêem as coisas da mesma maneira e isso pode limitar, drasticamente, o que pode aprender e até onde pode ir.

4. Faça contactos informativos


Este surto do COVID-19 pode tornar-se um momento estranhamente apropriado para contactos informativos com alguns dos seus contactos de rede, antigos ou novos. Se pensa encontrar um novo desafio profissional ou uma nova carreira lhe interessa, aproveite para procurar profissionais que o(a) possam ajudar e, se for necessário, solicitar informações.

Embora não possa agendar reuniões presenciais, pode sempre solicitar uma chamada rápida ou uma conferência via Skype. A verdade é que as pessoas com quem gostaria de falar também estão (muito provavelmente) a trabalhar a partir de casa. Além do mais, elas estão ansiosas por mais contacto social. Aproveite.

Conclusão

Distanciamento social não significa “desaparecimento social” e várias são as formas através das quais pode manter activa a sua rede de contactos. Reserve alguns minutos de um (ou vários) dia(s) da sua semana para este fim e invista esse tempo para manter e desenvolver contactos.