Check-list de final de ano para Advogados

Aproxima-se o final do ano e este é um óptimo momento para manter tudo sob controlo.

Eis algumas tarefas que devem chegar à sua to do list nesta última semana de 2020.



Sobre a sua Actividade


Avalie os clientes/processos do escritório

Eis as questões que deve colocar nesta análise:

  • Quantos novos casos conseguiu este ano, por área de actuação?

  • Quais foram mais lucrativos?

  • Fez algum home run ou teve aquele big case?

  • Em que processos mais gostou de trabalhar?

  • Qual caso foi o processo que lhe deu a maior dor de cabeça?

  • Quem lhe indicou mais e/ou melhores clientes?

Fazer a si mesmo estas perguntas ajudá-lo-á a olhar para trás, revelar os pontos fortes e fracos do seu negócio e avaliar o que pode ser necessário ajustar para o próximo ano.

Por outro lado, liste os melhores 5 ou 10 clientes do escritório e ligue-lhes a desejar um “Bom Ano!”. Se apropriado, agende pequenos-almoços para o início de Janeiro para uma primeira reunião de desenvolvimento de negócios para 2021.


Reveja os seus arquivos

Encerre todos os processos findos.

Limpe e/ou organize o arquivo, tanto o papel que ainda tem em cima da secretária, como o arquivo electrónico e a quantidade de ficheiros dispersos que possa ter por “arrumar”.

Siga a política de destruição de documentos em vigor no escritório e arquive de acordo com os procedimentos.

Se não tem estas políticas implementadas no escritório, aproveite para as esboçar e agende já uma data (real) para se debruçar sobre este assunto no próximo ano ou delegue, de imediato, esta tarefa.


Avalie o relacionamento com os seus fornecedores

Verifique os fornecedores com que trabalhou este ano e veja se eles continuam a ser a sua melhor escolha. Veja se existem descontos disponíveis com parceiros da OA ou em quaisquer outras entidades de que é membro.


Procedimentos simplificados

2020 veio revolucionar alguns procedimentos. Foi tempo de os experimentar e testar.

2021 será o ano em que poderá implementar novas práticas e procedimentos simplificados. Revisite (ou rascunhe, se for a primeira vez) os vários procedimentos do escritório em vigor ou delegue esta tarefa.


Evite a má cobrança

Muitas pessoas gozam férias durante este período. É também uma altura do ano em que os seus clientes estarão perto da família, amigos, vizinhos e, se as conversas passarem por alguém precisar de um Advogado, você quererá ser lembrado como o que desejou as “Boas Festas”, e não aquele que (legitimamente, atenção) está a cobrar honorários em atraso.

Por ora, faça a normal facturação e lembre os seus clientes dos seus bons serviços. Depois, no início do novo ano, lembre os clientes com honorários em atraso que, para continuarem a contar consigo, precisam cumprir a sua parte.



Sobre as suas Finanças


Questões fiscais

Pouco antes do encerramento do ano fiscal, também é momento para avaliar a sua posição junto do Estado. Verifique se existem rectificações a realizar ou peça ao seu departamento de apoio nesta área para o fazer.

Na esfera pessoal, é um bom momento para garantir que fez as suas contribuições e para verificar as suas alocações de investimento. Verifique, por exemplo, as suas contribuições para a CPAS e eventuais contas-poupança.


Despesas por conta do cliente

Se tem alergia aos pequenos papéis e, por isso, perde no momento de cobrar, limpe a pilha de recibos que ainda tem nas suas gaveta, pasta, carteira ou carro e certifique-se que foi reembolsado por quaisquer despesas pagas em nome ou por conta dos clientes.

Este ano certamente menos, mas, ainda assim, reveja a sua agenda e as viagens que fez por conta do cliente e certifique-se de que cobrou as despesas incorridas com portagens e quilómetros.


Obtenha relatórios de crédito

O que é que isto tem a ver com a sua prática jurídica? Precisa saber se vai encontrar problemas que podem afectar a sua capacidade de contrair empréstimos para, por exemplo, expandir o escritório, assumir um mega processo de contingência elevada ou cumprir outras metas que definiu para o escritório.



Sobre Si


Crie rotinas na gestão da sua carreira

Quer seja Advogado de uma Big Law Firm ou actue no mercado em prática individual, há passos que pode dar para se manter no caminho certo e exponenciar o seu sucesso profissional. A lista de cada Advogado terá uma aparência diferente, mas pode incluir itens como: participar em eventos de networking, ler publicações regulares, escrever um artigo trimestralmente ou quaisquer outras acções que poderão impulsionar a sua carreira e mantê-lo/a focado/a no crescimento.

Além de ser bom para o marketing, o networking pode ser um excelente amortecedor para problemas éticos, porque muitos deles podem ser evitados se tiver uma forte rede de contactos. Portanto, certifique-se que inclui na sua lista algum desenvolvimento de rede.


Educação continuada

Faça um balanço das suas melhores competências e daquelas que gostaria de aperfeiçoar.

Dê uma vista de olhos pelo mercado e escolha um ou dois cursos em que pretende apostar no próximo ano. Veja, igualmente, junto de organizações/entidades a que pertence, pois estas podem proporcionar formação gratuita ou ter parceiros de interesse.



Esta semana, foque-se em fechar o ciclo, encerrar o ano, não deixar pontas soltas.

Este ano não será exemplo para festas, por isso, reserve o fim-de-semana grande para carregar baterias. 2021 virá exigente e em força!