Como dar feedback virtual

Atualizado: Mar 24

Actualmente, no ambiente de teletrabalho e modo virtual de interacção, é crucial que os líderes ajustem a sua capacidade de dar feedback de qualidade às equipas.



Na verdade, as conversas de corredor que, tantas vezes, ajudavam a acalmar os ânimos já não existem. As notícias diárias nos telejornais não são, propriamente, as mais animadoras e muitos ambientes domésticos podem ser caóticos, de malabarismos com crianças, parceiros e responsabilidades múltiplas. Os membros da sua equipa precisam sentir-se fundamentais e confiantes e, para isso, é fundamental o bom relacionamento com o líder. Acresce que a experiência virtual não desenvolve a conexão e, sem linguagem corporal e presença física, as palavras têm ainda mais poder. Os Advogados do seu escritório estão, assim, mais propensos a interiorizar uma versão literal das suas palavras, sem o benefício das pistas não-verbais e emocionais que, presencialmente, revelariam a sua intenção.


Eis o que pode fazer para tornar o feedback (positivo e negativo) mais eficaz e encorajador:


Feedback positivo

  • Não espere pelo momento de avaliação ou, sequer, pelo final da semana. A prioridade do feedback positivo é dá-lo; assim sendo, não espere, chame a atenção e elogie logo que tenha motivos para o fazer. Este gesto envolve e aumenta o desempenho futuro da equipa;

  • Seja específico. Todos gostamos de ouvir «Bom trabalho!». Porém, no mundo virtual não há sorrisos e apertos de mão que amplifiquem esta mensagem. Assim, se deseja que o comportamento positivo se repita, seja mais específico e passe de «Óptimo trabalho neste relatório» para «Fiquei impressionado/a com o nível de detalhe do teu relatório! Mostra, realmente, o teu domínio nesta área.». Diga aos seus Advogados o que exactamente aprecia no seu trabalho e dê-lhes motivação para o repetirem.


Feedback negativo:

  • Antecipe. Pode não haver linguagem corporal para demonstrar desagrado, por isso, tem de expressá-lo o mais cedo possível. Isto não significa dizer «Eu vi logo que estavas a cometer este erro.», mas, assim que começar a notar um padrão de comportamento, alerte;

  • Concentre-se nos factos e não se foque nas intenções. Dizer «Notei que deixaste passar alguns erros ortográficos nos últimos requerimentos.», em vez de «Claramente, não te preocupas com os detalhes.», impede que o reparo se torne pessoal. E a intenção não é envergonhar ninguém, é ajudá-lo/a a melhorar;

  • Lembre o/a Advogado/a da sua equipa das vezes em que ele/ela fez exactamente o que se pretendia. Algo do género «Lembras-te quando fizeste aquela Contestação e todos comentámos a clareza com que explanaste os teus argumentos? Esse é o tipo de clareza que precisamos nesta peça processual.» Isto mostra-lhe que está no seu poder fazer o que se pretende e que ele/ela é capaz.


Num espaço de trabalho virtual como o que, agora, utilizamos, o feedback é mais importante do que nunca!


O feedback positivo ajudará a sua equipa a sentir mais significado e orgulho no seu trabalho. O feedback negativo (bem feito) pode, na verdade, servir ao mesmo propósito. Trata-se sempre de apostar na melhoria do grupo.


Vamos juntos, rumo a uma Advocacia de sucesso!