Porque o Coaching é tão importante para o desenvolvimento do negócio das Sociedades de Advogados

O Coaching aplicado ao desenvolvimento do negócio apoia os Advogados a atingir os seus objectivos de curto, médio e longo prazo, independentemente do que o futuro lhes reserva.



Em tempo de pandemia, Advogados de todo o mundo continuaram a dar apoio jurídico aos seus clientes, remotamente. Desde Março de 2020, a forma como operam algumas sociedades de Advogados mudou. E, se assim é, o mesmo deve acontecer com o desenvolvimento dos seus negócios.

Não sabemos quando o mundo voltará ao "normal", sabemos apenas que nada fazer ao seu negócio agora, significará comprometer as recompensas para os próximos anos. Um Coach ajuda-o a fazer os ajustes necessários para permanecer no caminho certo em direcção aos seus objectivos.

Os Advogados não são (ainda!) os principais adeptos da ideia de Coaching para o desenvolvimento do negócio. Afinal, são eles quem conhece os seus clientes e áreas de actuação, quem sabe como e quando desenvolver a área do Direito A ou B ou como estender o seu campo de influência para mais angariações. E estão certos! Na verdade, só quando há receio de partilha de informação ou se desconhece, por completo, o papel de um Coach neste processo é que se recusa o seu contributo.


Como funciona o Coaching?


Comecemos pelo princípio, como compete. É importante compreender que um Coach não fará o seu plano de negócio por si. Um Coach trabalhará consigo a definição do intrínseco «Porquê?», a visualização de «O quê?» e apoiá-lo-á no «Como e quando?». O que se pretende é que a sua sociedade saia de onde está e, muito provavelmente, deslocando-se da sua zona de conforto, chegue onde deve estar, através de metas exequíveis e mensuráveis.


Por que trabalhar com um Coach é fundamental?


Eis algumas das principais razões pelas quais trabalhar com um Coach no desenvolvimento do negócio é importante, agora mais do que nunca:


1. Responsabilidade

Um Coach trabalhará consigo na definição de metas e guiá-lo-á para garantir que toma as medidas necessárias para atingir os objectivos traçados. Essa responsabilidade é sua e essa é uma das razões pelas quais o Coaching funciona!

O compromisso e a mensurabilidade do progresso podem ser facilmente esquecidos ao longo do percurso. Um Coach ajudá-lo-á a manter o foco nos objectivos de desenvolvimento do negócio e, entre outros, descobrir porque pode estar a evitar fazer algo que disse que gostaria de fazer e/ou que sabe que tem de fazer para levar a sua sociedade para o patamar onde esta merece estar.


2. Personalização

O desenvolvimento do negócio não é uma solução de tamanho único. O Coaching funciona muito melhor quando é personalizado (eu, aliás, não o consigo conceber de outra forma). Trata-se, pois, de o apoiar a definir o seu estilo único e autêntico e usar as suas competências para construir o seu negócio. Ninguém quer comprar serviços jurídicos!... A menos que o consiga fazer sabendo que o assunto será tratado daquela forma única que só a sua sociedade e os Advogados da sua equipa sabem fazer.


3. Perspectiva

Muitas vezes, ficamos fechados na nossa própria bolha. Por exemplo, existe algo que já descartou porque tentou de uma determinada forma, há 10 anos, e não resultou? Muito provavelmente, sim. Através do Coaching, poderá obter uma nova perspectiva, discutindo as suas ambições com um profissional de confiança que o vai ajudar a variar as perspectivas e possibilidades, bem como navegar por novas abordagens. A perspectiva é crucial para o desenvolvimento de negócios!


4. Pensar para além de 2021

Na Advocacia, estamos, frequentemente, presos ao presente (no pior dos sentidos). Precisamos “apagar um fogo”, depois outro e outro, e, quando nos apercebemos, passou mais um ano e não investimos no negócio como ele merecia e como desejávamos. Um Coach irá fazer com que pense como é o sucesso a longo prazo e coloca-o a mapear o caminho para o alcançar.



O que está a fazer agora está a prepará-lo para atingir as metas do escritório daqui a cinco ou dez anos? O desenvolvimento do negócio leva tempo e é importante ser cuidadoso e determinado na sua abordagem. Porquê? Porque quando pára de perseguir as coisas erradas, fica disponível para alcançar as coisas certas para si.


Agora é o momento perfeito para pensar sobre os objectivos do escritório, não apenas para 2021, mas para 2025, 2030 e seguintes. Um Coach vai ajudá-lo a enfrentar os desafios actuais e estabelecer as bases sólidas para um plano, independentemente do que o futuro lhe reserva.


Vamos juntos, rumo a uma Advocacia de sucesso!