Aposte nas suas competências e habilidades

Com que regularidade investe em si e na sua formação? Anualmente? De 5 em 5 anos?

O desenvolvimento e reforço das habilidades, aptidões e competências não jurídicas é algo que uma grande parte dos Advogados tende a descurar ao longo da sua carreira.



Skills de comunicação com o cliente, negociação, inteligência emocional, entre tantas outras, são, sem dúvida, adquiridas com a prática e experiência profissionais.

Mas será suficiente? Será que parte do cansaço que, por vezes, sente com a profissão não se prende com o facto de olhar para ela sempre com os mesmos olhos? Não fará sentido abrir novas portas, conhecer novas formas de colocar as suas habilidades ao serviço do cliente e rentabilizar as suas qualidades? Na profissão, o que gostaria de fazer de forma mais confiante?


Pare por breves instantes e foque-se em si. Pense nas habilidades que tem (de escrita, comunicação, persuasão, por exemplo). Agora, nas habilidades gostaria de desenvolver e a que se dedicaria com verdadeiro prazer.

Só consegue pensar em algo que nada tem a ver com a profissão? Sem problema. Quem diz investir nas suas habilidades profissionais, diz em quaisquer outras. Sempre sonhou tirar um brevet? Há anos que quer inscrever-se em aulas de surf, golfe ou saxofone? Perfeito. Aproveite o tempo livre que conseguiu ao aplicar algumas das estratégias sugeridas no nosso eBook e avance!


Investir em si pode também ser uma forma de se sentir mais equilibrado e feliz; ampliar a sua rede de contactos, conhecer novos Colegas, partilhar experiências. Essa lufada de ar fresco irá, certamente, beneficiar a sua actividade profissional, aumentar a motivação e a produtividade.

Não conseguirei ajudar nas aulas de surf, mas, caso precise de inspiração, confira as acções de Training especializado para Advogados em https://www.barbaraeliseu.com/training e veja se alguma faz sentido para si.


Espero por si no próximo curso!