Como planear o novo ano e fazer de 2021 um ano de sucesso

Encerrámos o calendário de 2020 e percebemos tudo o que conquistámos no último ano. Quase todos mudámos de instalações, passando a trabalhar, remotamente, a partir de casa; usámos chats para comunicar coisas que costumávamos gritar de um gabinete para o outro; recebemos depoimentos no Zoom e esperámos por videoconferências nos tribunais. Fizemos muito.



Agora que 2021 chegou e, já adaptados ao "novo normal" (expressão que queremos deixar de ouvir o mais rapidamente possível), importa manter a visão do futuro. Criámos, por isso, uma lista com vários pontos essenciais para começar 2021 com o pé direito e fazer deste um ano de maior sucesso. É tempo de dar um passo gigante, respire fundo, vamos a isto!


Pesquise-se na internet

Dedique 10-15 minutos para “googlar” o seu nome e o nome do escritório. Veja, pelo menos, 5 páginas de resultados. Faça o mesmo noutros motores de busca relevantes. Se vir qualquer informação que gostaria de remover, entre em contacto com a entidade.


Reveja as suas redes sociais

Actualize a nota biográfica (e, se for caso disso, fotografia) do seu site, bem como o perfil no LinkedIn (se ainda não tem, apresse-se em criá-lo!). Considere o que deve ser actualizado, corrigido, aditado no que respeita a informações relevantes do seu trabalho, realizações e actividades em 2020.


Reserve tempo para os seus principais clientes

Não se limite ao envio de cartões ou emails de Boas Festas. Reserve um tempo na sua agenda para ligar ou reunir-se (presencial ou virtualmente) com cada um de seus principais clientes e fontes de referência (internas e externas) para perguntar: Como avaliam o apoio que lhes prestou neste último ano? Quais são os planos para 2021: investimento, contenção, recuperação, novos produtos e/ou serviços, novas instalações, colaboradores, etc?

Marque aquele pequeno-almoço para este efeito (como sugerimos no artigo “Check-list de final de ano para Advogados”).


Prepare-se para promover e vender em 2021 o que fez em 2020

Faça uma análise criteriosa do trabalho desenvolvido em 2020 (como sugerimos o artigo “Check-list de final de ano para Advogados”). Trabalhe (sozinho ou junto de parceiros e/ou especialistas em desenvolvimento de marketing) na forma de publicitar os seus serviços para angariar outros clientes que possam ter necessidades semelhantes ou que possam vir a beneficiar dos seus serviços.

A ideia é: se prestou apoio extraordinário e com resultados visíveis aos seus clientes numa altura de crise pandémica à escala global (concretize em números, se preciso for), imagine-se o que o seu escritório não poderá fazer pelos seus clientes no ano de recuperação que agora se inicia.


Reutilize e recicle

Pergunte-se:

o O que escrevi, falei, apresentei, coloquei no site em 2020?

o Já criei algum conteúdo relacionado com os assuntos que gostaria de trabalhar em 2021?

o Como posso aproveitar para fazer algo novo de um artigo, post, apresentação, check-list? Talvez transformar uma apresentação PowerPoint num post para o Linkedin?


Cuide das pessoas

Após um ano violento para a saúde mental de cada um de nós, é, agora, necessário avaliar o estado da sua equipa. Preocupe-se, genuinamente, com os seus Colegas.

No início deste novo ano, pergunte se estão bem? O que correu bem em 2020? O que acham pode ser melhorado em 2021? Se têm todas as condições que precisam para prestar um bom trabalho (designadamente para aqueles que permanecem em casa)?

E oiça! Não pergunte para retorquir ou justificar, mas para escutar, verdadeiramente, o que os membros da sua equipa têm a dizer sobre como podem, todos, prestar ainda melhores serviços aos clientes do escritório.


Reveja os objectivos fixados para 2020 e planeie os de 2021

O que ficou por fazer? O que foi desenvolvido que não estava planeado?

O que pretende melhorar em 2021? Quais as próximas metas de horas facturáveis? Quais os principais clientes que planeia fazer crescer, o que planeia fazer para o efeito e quando? Quais são os potenciais clientes em cuja parceria pretende investir e o que vai fazer e quando para captar a sua atenção?

Certifique-se que coloca as actividades e datas da programação acima na sua agenda, telemóvel ou Outlook para que assuma o compromisso e cumpra as iniciativas planeadas.

Se ainda não tem o hábito de definição de objectivos, não conhecerá o sucesso até os definir! Comece com pequenas metas de 6 meses, 1 ano, 3 anos, metas viáveis e mensuráveis para conseguir auto-avaliar-se com precisão.


Construa a sua Dream Team

Pense na equipa que quer ter do seu lado em 2021. Equaciona novas contratações? Se sim, defina o perfil que pretende.

Reúna com a sua equipa e comunique os seus objectivos para este ano, diga o que espera de cada um e o que deseja que alcancem enquanto grupo. Saber para onde se vai, é meio caminho andado.


Invista em si

Nos tempos mais conturbados, somos desafiados a sair da zona de conforto. Aprenda a sair, regularmente, da sua. Sabe muito e é muito bom no que faz. Estou certa que sim. Não há mais nada que possa evoluir? Duvido.

Preocupe-se em continuar a crescer. É desafiante acrescentar mais isto à to do list? É. Consegue? Claro que sim! Esforce-se por se manter activo, saudável, equilibrado. Vicie-se em crescer e desenvolver as suas skills e capacidades. Tudo se reflecte no todo!


Melhore os procedimentos

Reveja e actualize os procedimentos do escritório face a todas as mudanças sofridas no último ano.

Muitos escritórios de Advogados começaram a permitir o trabalho remoto apenas em 2020. Por isso, caso ainda não tenha uma Política de Trabalho Remoto, implemente-a rapidamente.

Não se esqueça, igualmente, dos procedimentos de facturação e cobrança.


Actualize o software

Fiquemos ou não a trabalhar a partir de casa por mais um ano, a verdade é que as tendências da comunicação virtual vieram (e ainda bem!) para ficar. É muito provável que consigamos reduzir bastante o tempo perdido de escritório em escritório para maratonas de reuniões. Por isso, se ainda não o fez, actualize o software de todo o escritório; mais do que um investimento de futuro, este é um investimento do presente.

Por outro lado - sei que esta lhe pode causar reticências -, os clientes vão passar a querer interagir com os Advogados como fazem compras na Amazon. Inúmeras sociedades de Advogados estão já na linha da frente desta comunicação com o cliente e têm já portais de acesso para uso exclusivo dos seus clientes. Bem! Será algo indispensável num futuro, talvez, mais próximo do que equacionamos.


Considere eventuais necessidades de mudança de instalações

Embora possa não estar pronto para renunciar, completamente, a uma morada para o seu escritório, pode, caso actue, por exemplo, em prática individual, considerar partilhar espaço de escritório com outros Colegas ou profissionais, ou equacionar a redução da sobrecarga que representa manter no orçamento do escritório um espaço onde, previsivelmente, ninguém estará, em permanência, até Setembro de 2021... Se for esse o seu objectivo, o mercado está cheio de oportunidades.


Acredito que 2021 será um ano de retoma e, por isso, este é o momento para se preparar para o sucesso!

Aproveite estes primeiros dias do ano para rever e/ou colocar em prática estes pontos.


Desejo a todos um 2021 de superação e prosperidade!


Vamos juntos, rumo a uma Advocacia de sucesso.